Alagoas elege seus delegados e propostas rumo a XV Conferência Nacional de Saúde

Not

Foram quatro dias de debates, palestras, proposições e discussões sobre a saúde ideal parea os  alagoanos. Ao todo os delegados aprovaram 35 propostas que serão levadas para a  XV Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, no mês de dezembro. Para o presidente do CES-AL, José Wilton da Silva e Coordenador da VIII Conferência Estadual de Saúde, o evento cumpriu sua finalidade e numa mensagem destinada a todos os participantes, Wilton destaca a participação de todos e faz um agradecimento especial aos participantes.

– Estamos todos de parabéns. Tivemos a oportunidade de aprender com os palestrantes altamente capacitados, sobre participação social, direito à saúde, garantia de acesso e uma atenção de qualidade. Debatemos sobre financiamento do SUS e relação público-privado, sobre reformas democráticas e populares do estado. Aprofundamos as discussões acerca da ciência, tecnologia e inovação do SUS.

A valorização do trabalho e da educação em saúde, a informação, educação e política de comunicação do SUS  fecharam a etapa dos debates com participação marcantes dos delegados que durante horas discutiram acerca dos temas com os palestrantes.

Vencemos mais um desafio com a participação de 492 delegados representando os municípios alagoanos e ao longo da história, o setor saúde sempre mobilizou a sociedade nos processos de mudança necessária à organização da Política de Saúde. E nada mais autêntico e representativo do povo como a plenária de uma conferência de controle social, que reúne movimentos populares, sindicais, intelectuais, gestores e prestadores, associações, minorias, todos os segmentos que formam a nossa população.

Parabéns a todos que se debruçaram durante esses quatro dias que compreenderam a VIII Conferência Estadual de Saúde. Que se engajaram nas discussões, nas mesas redondas,  na plenária, nos grupos temáticos. Aos 72 delegados escolhidos de forma democrática para representarem Alagoas, na XV Conferência Nacional em Brasília.  Que desempenhem sua missão com dedicação e em defesa de uma saúde pública igualitária, justa e eficiente para todos os brasileiros. Muito obrigado!