CES discute com Benedito de Lira e Reitor propostas para deficit financeiro da UNCISAL
O senador Benedito de Lira participou hoje , 23, de uma reunião com o presidente do CES Jesonias da Silva, o vice presidente Maurício Sarmento e o Reitor da UNCISAL Henrique Costa onde se avaliou a situação daquela universidade e se discutiu propostas para o déficit orçamentário, avaliado em 1 milhão de reais/mês.
Na ocasião, o presidente fez um breve relato da mobilização que o CES tem feito junto a gestão e ao órgãos de controle externo como MPE, Defensoria Pública, CGU com o objetivo de resolver problemas como desabastecimento, atraso em repasse de recursos para hospitais, funcionamento precário dessas unidades hospitalares. Ele explicou ainda que no caso da UNCISAL a situação é mais grave, pois há uma ameaça de desmantelamento da estrutura que envolve 3 hospitais, escolas e são totalmente públicas.
” O que estamos vendo é uma falta de vontade política de resolver os problemas da UNCISAL. Estamos envolvendo também nessa luta em defesa daquele patrimônio, o legislativo alagoano. Por isso, essa reunião com o senador Benedito de Lira para que ele busque os recursos que possam resolver o problema da UNCISAL”, declarou Jesonias.
O Reitor informou que a situação é muito grave, os diretores vivem um drama e que faltam até antibióticos para pacientes portadores de HIV, de tuberculose. “O único hospital que atende a esses pacientes é o Helvio Auto. Em nenhum outro hospital, eles encontram tratamento, a mesma situação enfrentamos no Hospital Portugal Ramalho. A nossa rede é totalmente SUS e é fundamental que possamos trabalhar com o mínimo de condições”, explicou o Reitor.
O senador Benedito de Lira informou que na próxima semana estará reunido com o Ministro Ricardo Barros, da Saúde e uma das pautas a ser discutida será a situação da UNCISAL. Benedito vai apresentar um relatório com a realidade financeira da Universidade. A meta é conseguir os recursos necessários ao equilíbrio e o bom funcionamento da UNCISAL.
Estavam presentes também a assessoria administrativa e financeira da UNCISAL e os conselheiros estaduais Francisco Mata, Jade Albuquerque e Renê Gondim.
Matéria na Mídia