GESTÃO GARANTE QUE MUDANÇAS NA REGULAÇÃO RESOLVERÁ PROBLEMAS

Na 84°Reunião Ordinária do CES, a pauta foi o CORA e a Regulação Estadual. Como medida de segurança, na reunião foi realizada nos formatos presencial, mesa diretora, convidados e técnicos na sede do CES e conselheiros online.
O convidado Fábio Oliveira chefe do Complexo Regulador Assistencial de Maceió informou que o sistema a ser implantado em substituição ao CORA será mais ágil, moderno e dará mais condições de atendimento à população. A previsão é que funcione ainda este ano.
A médica Lysgreth Sanchez, chefe da Regulação Estadual confirmou que o setor vem passando por reformulações, integrando todos os hospitais estaduais, municípios a um sistema, que pretende mudar comportamentos e rotina até que constate a necessidade de por exemplo, uma transferência de paciente.
Ao final da 84° RE foi aprovado a criação de uma Comissão, por meio da Comissão de Ação a Saúde para acompanhar todo esse processo de mudanças.
A pauta sobre a regulação em Maceió e no Estado foi sugerida pelos Conselheiros Joseleide Carvalho e Edeildo Alves. Como representantes dos usuários e dos trabalhadores, os dois conselheiros tem recebido muitas reclamações e presenciado filas enormes no CORA, como também por parte de usuários dependentes da Regulação Estadual.
A data para a formação dessa Comissão será definida pela Comissão de Ação à Saúde em reunião a ser definida.