Na primeira ação do ano após o recesso, o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas, José Wilton, conversou com presidentes dos conselhos municipais de saúde de Alagoas.
Na pauta, as conferências municipais de saúde e a terceira onda do coronavírus, agora com a variante Ômicron, que tem lotado as UPAs e ameaça colapsar os leitos nos hospitais.
Wilton cobrou dos conselhos municipais ações junto aos gestores em seus municípios, em relação a esse novo momento da pandemia. “É importante que os conselhos tomem conhecimento dessas ações e acompanhem o que está ou não está sendo feito”.
Cobrou também mobilização dos CMS na participação das conferências municipais ou regionais de saúde mental. Com o novo momento, medidas mais restritivas deverão ser tomadas, e destacou que a responsabilidade é dos conselhos e dos gestores.
Diante da situação, o presidente propôs que as reuniões com os conselhos municipais sejam bimestrais a partir de agora. Proposta que deverá ser lançada entre os presidentes dos CMS, em um momento posterior.