4º encontro de mesas diretoras de Conselhos Estaduais de Saúde do Nordeste.

Alagoas discute com Estados nordestinos fortalecimento do Controle Social na região.

Começou há pouco no auditório do Conselho Regional de Psicologia, em Maceió, o 4° encontro de mesas diretoras de Conselhos Estaduais de Saúde do Nordeste. O primeiro foi em João Pessoa, o segundo em Aracaju, o terceiro em Fortaleza e agora em Maceió.
Conselho Regional de Psicologia durante os dias 19, 20 e 21 de novembro, pela manhã e a tarde.

A criação de uma confederação de conselheiros de Saúde proposta pelo Nordeste visa fortalecer a região em suas lutas a favor do SUS. A proposta vem sendo discutida por toda a região em encontros que reúnem a maior parte dos representantes dos conselhos. Um documento que terá todas as regras, estrutura e funcionamento da confederação está em fase de elaboração.

Atualmente os conselhos do nordeste avaliam que o Conselho Nacional de Saúde, está distante dos estados e precisa se aproximar para conhecer a realidade de cada um, com mais profundidade. “O nodeste principalmente é o mais penalizado, pois temos situações peculiares que precisam de uma maior participação do Conselho Nacional na luta pela melhoria da qualidade do SUS na nossa região”, destacou Jesonias da Silva, presidente do Conselho estadual de Saúde de Alagoas.

O evento serve também como troca de experiências entre os Estados conhecendo os problemas que cada um enfrenta na área de saúde para juntos buscar uma solução de forma que a população possa ter uma melhor assistência e oferta de melhores serviços na área de saúde.

Presentes na reunião, os Estados de Alagoas, Piauí, Pernambuco, Ceará, Paraíba. Outros que não compareceram estão com eventos nos seus Estados.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadasA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas