CES discute saúde pública em AL com Ronaldo Lessa

O CES recebeu hoje pela manhã, o deputado federal pelo PDT e líder da bancada alagoana, Ronaldo Lessa, para discutir junto com o Reitor da Uncisal , Henrique de Oliveira Costa, o presidente Jesonias da Silva e e o vice presidente, Maurício Sarmento, além de coordenadores e relatores de comissões e conselheiros, a situação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde, dos hospitais, medicamentos e da atenção básica no estado que vem recebendo cada vez menos recursos da Sesau.

A reunião fez parte do calendário do Conselho para discutir a saúde pública de Alagoas com deputados e senadores. Ronaldo Lessa é o segundo parlamentar a ser recebido. O primeiro foi o senador Benedito de Lira.

O presidente Jesonias iniciou a reunião fazendo uma análise da situação da saúde, que tem investindo mais em hospitais do que na prevenção, a falta de insumos na rede existente, o desabadtecimento de de medicamentos.

Há uma necessidade de investir em atenção básica e prevenção para evitar as doenças. “Hoje o fecoep, fundo de combate à pobreza, criado quando o senhor era governador, está sendo usado para construir hospitais. O CES questiona quais os investimentos para as políticas de inclusão, que é objetivo do fundo e que dão qualidade de vida, evitando doenças geradas pela falta de condições dignas?” , argumentou.

O Reitor Henrique de Oliveira Costa também relatou as dificuldades da Universidade, já que os recursos destinados a ela, não estão chegando com regularidade.

Na ocasião, representantes dos servidores do setor administrativo da Sesau, estiveram no CES e informaram ao deputado que desde o início do ano está no Gabinete Civil, a lei de avaliação de desempenho para ser assinada pelo governador Renan Filho. Eles pediram a intervenção do deputado para que o documento possa ser assinado e publicado no Diário Oficial do Estado, o que vai beneficiar, centenas de servidores, pois só a partir da publicação é que serão considerados servidores administrativos da Sesau.

Ronaldo Lessa avaliou como preocupantes as informações repassadas e informou que vai discutir as questões levantadas com o governador. Ele agradeceu o convite do CES e colocou-se à disposição como parceiro em defesa da saúde pública.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna